Até que enfim vai começar o Amador 2017! Ou não…
Depois de tantas idas e vindas, de tantos adiamentos consecutivos, pode-se até dizer que perdeu a graça o Campeonato Amador deste ano, já desanimou muita gente interessada, menos os times, que só querem jogar o jogo dentro de campo, em jogos limpos e regulamento claro, e o que parece mesmo é que, nem que seja aos trancos e barrancos, vai começar a temporada do futebol de Jundiaí, coisa que já há quem duvide.
Esses adiamentos, por causa de registros de jogadores, burocracia pura, deveriam ter contribuído para a melhoria técnica dos times, com a contratação de novos e melhores jogadores e com novos testes de seus elencos, mas serviu apenas para os dirigentes, fora desse objetivo, discutirem questões extras, como a judicialização da administração do futebol pela organizadora do principal campeonato interbairros da cidade, assunto que não terminou, e que não deveria contaminar, absolutamente, nem a formação dos times, nem a tabela dos jogos nem o desenvolvimento do torneio. Mas influencia.
Enquanto se adiava, outros campeonatos aqui e fora pegavam no breu e jogadores dão palavra firme onde melhor se sentem e não, necessariamente, onde queremos nós, analistas, nem onde querem dirigentes, mesmo os que pagam, eles, os jogadores, ganham basicamente o mesmo aqui, em algum bairro de São Paulo ou em outras cidades próximas, eles jogam em todo lugar.
Corre-se o risco de se ver times mais fracos por um período por isso. De qualquer maneira, vamos acompanhar com igual interesse de todo ano?
Ok, vamos lá, domingo, com frio e tudo.
JOSÉ REGINALDO MATIAS DE SOUZA é economista e presidente do Clube Atlético Aliança. Durante cinco anos, manteve a coluna ‘Papo de Várzea’ no extinto jornal Bom Dia.