Metade do Campeonato Amador já foi disputado.

Com a liderança tranquila do Fut Rap da Vila Ana e seus 19 pontos, que dá um aproveitamento espetacular de 90,5%, e com um jogo a menos que o segundo colocado, a Ponte Preta!

Mas isso não significa muita coisa estatisticamente, afinal apenas 30% dos que viram o “turno” na liderança terminam como campeões. Nos últimos 10 anos, apenas o Palmeiras de 2007 (83% de aproveitamento) e de 2008 (92%) e o Jamaica de 2012 (100% nos primeiros 8 jogos), acabaram campeões, coisa rara, portanto, manter o desempenho do começo até o fim, a tal regularidade.

Sobre o Fut Rap, ainda pesa o fato, pelo que dizem, de não ter pego pela frente os chamados grandes, os demais favoritos, o que é verdade. Mas já jogou contra o Cruzeiro da Vila Maringá e venceu por 1 a 0, placar apertado que se repetiu em 4 dos 7 jogos que o time fez até agora. Firme na defesa, tomou 1 único gol.

O GR2, como curiosidade, nos mesmos 7 jogos, não tomou nenhum gol, e, como o Fut Rap, também está invicto. Os dois, aliás, são os únicos que ainda não perderam. Ainda!

Continuando nas curiosidades, o último colocado, Cruzeiro Morada, estreante, perdeu os 7 jogos que fez até agora e tem a pior defesa, já tomou 16 gols, mesmo número de gols que a defesa do 14 de Dezembro, penúltimo, tomou.

O Catorze, rebaixado pelo regulamento, deveria estar na Série B, mas, convidado, sofre e é candidato a mais um rebaixamento, o segundo seguido).


JOSÉ REGINALDO MATIAS DE SOUZA é economista e presidente do Clube Atlético Aliança. Durante cinco anos, manteve a coluna ‘Papo de Várzea’ no extinto jornal Bom Dia.