A brincadeira é antiga e mexe com o imaginário de todo amante do futebol. O futebol de botão foi uma das brincadeiras mais populares nos anos 80 e início dos 90, antes do advento da dita ‘era tecnológica’.

Mesmo com a chegada dos vídeogames, celulares e outros tipos de brincadeira, o futebol de botão não sai de moda.

Em São Paulo, por exemplo um grupo se reúne toda segunda e terça-feira em um bar, ao lado do Allianz Parque, para participar de um campeonato.

Com 24 participantes, a competição, que tem como tema o Campeonato Italiano, é disputada em sistema de pontos corridos, com jogos ida e volta. A coisa é levada tão a sério, que há até mando de campo. Quem joga nos seus domínios, tem a vantagem de utilizar um goleiro com dimensões maiores.

A iniciativa é do designer Luciano Araujo, dono da loja virtual Botões Clássicos. Ex-funcionário da Revista Placar, ele iniciou o projeto em uma brincadeira familiar durante a Copa de 2014.

“Fiz uns jogos com amigos e depois comecei a produzir meus times. O pessoal foi conhecendo e pedindo também. Assim, nasceu a minha loja virtual e foram começando os campeonatos. Deu uma boa repercussão e a procura aumentou”, diz.

Quando abre inscrições paras a competições, elas terminam rapidamente graças a rede de amantes do futebol de botão.

“O pessoal vem jogar mesmo. Tem um pessoal mais novo que não pegou o auge do botão, mas tem bastante gente daquela época. É bem bacana”.

O analista de sistemas Marco Antônio Moraes, de 40 anos, viveu a febre do futebol de botão no Brasil e participa das competições. “Voltei à fase da infância e fiz novos amigos. Isto foi bem bacana. Fora que é um jeito de relaxar, o clima é bem legal, sem brigas e com bastante diversão”, afirma.

Dia 20 é em Jundiaí

Com o objetivo de motivar e impulsionar a volta da prática do futebol de botão, o Torcida Jundiaí e a Botões Clássicos promovem um torneio, no próximo dia 20 de maio. A disputa, de caráter recreativo, será no Villa Pizza Bar.

O torneio terá como tema times do interior de São Paulo. As inscrições custam R$ 50 (incluindo a compra do time) e estão abertas no site da Botões Clássicos.

A competição

O torneio será disputado entre até 32 botonistas amadores. Na primeira fase, os times serão divididos em grupos e cada jogador participará de, no mínimo, três partidas. Assim, a diversão é garantida.

Os times serão entregues aos participantes momentos antes do início do campeonato. Informações como regras e mais detalhes da forma de classificação serão explicadas antes das partidas.

Além de troféus e medalhas, oferecidos pela Specialle Esportes, o torneio oferecerá uma diária com café da manhã do Ibis Hotel Jundiaí ao campeão . Também haverá sorteio de brindes ao longo do dia.

O Villa Pizza Bar é um ambiente familiar onde os filhos, namoradas, esposas e amigos serão muito bem-vindos. A cozinha funcionará normalmente, oferecendo todas as opções do cardápio.