Estado finalmente define sede dos Jogos Regionais

A Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado definiu nesta terça-feira a sede dos Jogos Regionais da 8ª Região. Faltando apenas três meses para a competição começar, Sorocaba foi a cidade escolhida para o evento. A competição inicialmente está marcada para se iniciar no dia 5 de julho com término no dia 15.

Em 2016, a competição foi disputada em Avaré e Jundiaí levantou a taça de vice-campeã. A cidade garantiu 298 medalhas, sendo 136 de ouro, 106 de prata e 56 de bronze. Sorocaba ficou com o título. Sorocaba sediou o evento pela última vez em 2014, quando também ficou com o título e Jundiaí ficou na segunda colocação.

Os Jogos Regionais da 8ª Região envolvem cerca de 10 mil participantes entre atletas, dirigentes das equipes de competição e mais 12 mil pessoas envolvidas indiretamente como: imprensa, voluntários e público em geral. São 43 modalidades e mais de 1.000 jogos e conta com a participação cerca de 51 municípios na disputa.

Jundiaí sediou o evento pela última vez em 2015 e se sagrou campeã do torneio.

Em 2014, Jundiaí disputou os Regionais em Sorocaba

Novo regulamento

Para este ano,  a principal alteração é o retorno do vínculo do atleta com seu município durante a temporada que vai de 15 de março a 31 de dezembro do corrente ano.

Isso vai colocar fim da contratação de atletas e times de aluguel pelas cidades do interior para a disputa dos Jogos Regionais e Jogos Abertos. A medida beneficia Jundiaí que sempre trabalhou com formação dos atletas identificados com a cidade, em contrapartida a algumas cidades que preferem contratar, visando só o resultado e depois perdem o vínculo com os atletas. Jundiaí sempre preferiu levar suas equipes com atletas da base do que contratar times de outras cidades ou Estado.

Outra novidade anunciada pela SELJ é o retorno das categorias sub-21 e livre nos Jogos Regionais, extinguindo a organização dos torneios por Primeira e Segunda Divisões neste torneio. Os Jogos Abertos Horácio Baby Barioni continuam com o formato anterior (primeira, segunda e divisão especial).

Abertos não têm sede

A sede dos Jogos Abertos segue indefinida. No calendário oficial da Secretaria, a competição está prevista para começar no dia 23 de outubro e termina no dia 4 de novembro.

No ano passado, a competição foi disputada em São Bernardo do Campo. Jundiaí ficou na 9ª colocação na classificação geral da Primeira Divisão, com 72 pontos. A anfitriã da competição foi a campeã da edição, com 337 pontos, seguida por São José dos Campos, com 293 pontos, e Piracicaba, com 270 pontos.

Ao todo, Jundiaí trouxe para casa 42 medalhas, sendo 11 de ouro, 17 de prata e 14 de bronze.