Dia do Desafio é lançado com grande festa

Com a presença dos astros do esporte nacional Nalbert (medalha de ouro na Olimpíada de Atenas-2004 e bicampeão da Liga Mundial de vôlei), Ademir da Guia (grande ídolo da torcida palmeirense) e Edmilson (campeão da Copa do Mundo de 2002), o Dia do Desafio foi lançado nesta segunda-feira, em divertida cerimônia realizada no ginásio do Sesc Jundiaí. Este ano, a atividade será desenvolvida no dia 31 de maio, com o lema “Você se mexe e o mundo mexe junto”.

Diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, destacou a importância do tempo que as pessoas dedicam à pratica esportiva. “Através do Dia do Desafio, sensibilizamos as pessoas sobre a importância do combate ao sedentarismo. Queremos levar as pessoas a encontrar em seu próprio tempo um tempo que seja somente seu, para o seu bem-estar.”

Autodesafio

Durante o evento, foi realizado o sorteio dos confrontos entre as cidades concorrentes. Nesta edição participarão mais de três mil cidades de 20 países, que competem em diversas categorias de forma amigável, reforçando o espírito comunitário e integração social a favor da saúde pelo esporte.

Como aconteceu nos dois anos anteriores, Jundiaí optou pelo autodesafio, ou seja, não vai enfrentar nenhuma outra cidade, mas tentará bater sua marca. Em 2016, foi registrada a participação de 131 mil pessoas.

“Nosso objetivo é transmitir a mensagem da importância da prática esportiva. Queremos que Jundiaí seja uma cidade que pratica e respira esportes”, afirmou gestor da Unidade de Esporte e Lazer da Prefeitura de Jundiaí, Luiz Antonio Trientini.

 

Cerimônia

Com direção artística de César Gouvêa, da Cia Jogando no Quintal, o evento teve como fio condutor uma linha do tempompo esportiva, retratando as diferentes práticas de atividades físicas em vários momentos da vida.

Uma apresentação de Kata (karatê) e Taikô (tambores japoneses) representou o momento criança, enquanto o coreógrafo Mark Van Loo utilizarou o basquete e a dança de rua como linguagem do momento jovem.

A fase adulta foi marcada pelo futebol freestyle com a participação de Edmílson e, finalizando a apresentação, a terceira idade foi representada por Ademir da Guia.

Dia do Desafio

Criado nos anos 1980 no Canadá, o Dia do Desafio tem a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição entre cidades.

O Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA – The Association For International Sport for All, com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO e é realizado pelas prefeituras com apoio das secretarias estaduais, ONGS, escolas, empresas, universidades, academias e outras instituições.

Trata-se de um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos com o objetivo de reduzir o sedentarismo no mundo.