Tênis de mesa fez jundiaiense desbravar o mundo

Outros Esportes

Tênis de mesa fez jundiaiense desbravar o mundo

ACERVO PESSOAL

Quando criança, o empreendedor José Ricardo Barbosa não imaginava que um período de férias na praia iria mudar a sua vida. Em Santos, quando tinha oito anos, ele foi acompanhar os primos em ação durante um Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa. “Voltei para Jundiaí querendo praticar o esporte e, a partir de então, fui crescendo como atleta.”

José Ricardo logo alçou voos mais altos. De Jundiaí foi para Itatiba, depois São Paulo e logo o mundo. Através do esporte conheceu Suécia, Espanha, Hungria, China, Cuba, Colômbia, Chile, Equador e Estados Unidos. Jogou pela seleção brasileira de 2004 a 2011 e, em 2010, ganhou uma bolsa de estudos para cursar marketing e administração na Wesleyan University, no Texas, Estados Unidos.

O tênis de mesa rendeu a José Ricardo uma bolsa de estudos na ganhou uma bolsa de estudos na Wesleyan University, nos Estados Unidos. Foto: Acervo Pessoal

O tênis de mesa rendeu a José Ricardo uma bolsa de estudos na
ganhou uma bolsa de estudos na Wesleyan University, nos Estados Unidos. Foto: Acervo Pessoal

“O tênis de mesa me abriu portas, me fez ganhar o mundo e me ajuda até hoje no meu lado empreendedor. O esporte te incentiva a arregaçar as mangas e ir atrás das coisas, além da parte da disciplina”, afirmou ele, que atualmente joga apenas por hobby.

Nos Estados Unidos, José Ricardo viveu uma experiência única. Na temporada 2010/2011 da NBA, sua equipe recebeu convite do Dallas Mavericks para fazer uma exibição no intervalo de um jogo, com ginásio lotado, quase 20 mil pessoas. “Foi contra o Detroit Pistons. O técnico do Dallas (Rick Carlisle) gostava muito de tênis de mesa e nos convidou. Foi ainda mais legal porque, naquela temporada, o Dallas foi campeão pela primeira e única vez da NBA”, afirmou.

Nos Estados Unidos, ele foi três vezes campeão nacional universitário competindo contra todas faculdades dos Estados Unidos. “Nossa técnica era iugoslava e medalhista de bronze na Olimpíadas de 1988. Tem muito estrangeiro lá e este intercâmbio com eles foi muito importante.”

Na suas andanças, foi a China que chamou sua atenção. “O tênis de mesa é muito popular por lá, os atletas são verdadeiras estrelas e participam de campanhas publicitárias”, afirmou.

José Ricardo em ação na China: "mesa-tenistas são verdadeiras estrelas". Foto: Acervo Pessoal

José Ricardo em ação na China: “mesa-tenistas são verdadeiras estrelas”. Foto: Acervo Pessoal

José Ricardo acredita que a modalidade está em ascensão no Brasil. “Hoje, temos o Hugo Calderano no top 20 do mundo e não é utopia falar que nas próxima Olimpíada o Brasil pode conquistar uma medalha”, acredita.

Entre seus principais títulos estão bicampeonato Brasileiro individual, bicampeonato Latino-Americano Sub18 e dois Sul-Americanos da mesma categoria, um Jogos Abertos, além de ter disputado dois Mundiais juvenis e uma Universíade.

José Ricardo é idealizador do projeto ‘Fora da Caixa’, um evento de networking e empreendedorismo fora dos “padrões” tradicionais. A sexta edição acontece no dia 21 de fevereiro, no Estação Jundiahy, às 18h56. Os ingressos estão à venda no site do evento.


Comente
Subir
X