Que a Série A3 não é moleza, todo mundo sabe. Mas o que o Paulista vai encontrar, exatamente? Para ajudar o torcedor do Galo a se familiarizar com essa nova realidade, o TORCIDA preparou um guia, apresentando os 19 concorrentes ao acesso.

Preparado? Então, bom estudo!

Atibaia

atibaia_gDepois de ficar no quase em 2016, o Atibaia quer conquistar o acesso este ano e, para isso, contratou 15 jogadores. A aposta é em atletas identificados com o clube, como o lateral-direito Nando, o lateral-esquerdo Franklin, o meia Iago e os volantes Eder Silva e Léo Cruz.

O destaque do time é o atacante Reginaldo, de 34 anos, que foi campeão da Copa do Brasil de 2008 com o Sport. “Nos últimos anos, o Atibaia vem em ascensão, fazendo um belíssimo trabalho. E o pensamento não é diferente, é chegar aqui e dar continuidade ao bom trabalho, fazer um belíssimo campeonato para levar o Atibaia mais uma vez ao acesso”, afirmou o jogador.

atibaia_sandro
Sandro Sargentin é o técnico do Atibaia.

O Atibaia será comandado pelo estreante Sandro Sargentin, de 39 anos. Ele trabalhou por cinco anos como preparador físico das categorias de base do Corinthians e terá agora sua primeira oportunidade como treinador.

O ex-lateral- esquerdo do Corinthians, Vinícius Fininho, é o diretor de futebol do clube.

O Atibaia manda seus jogos no estádio Ítalo Mário Limongi, em Indaiatuba, já que o Salvador Russani, em Atibaia, não tem a capacidade mínima exigida pela Federação Paulista de Futebol.

 


CATANDUVENSE

catanduvenseO Grêmio Catanduvense chegou à segunda fase da Série A3, no ano passado, mas não conseguiu o acesso. Para este ano, contratou mais do que um time inteiro, com destaque para o zagueiro Júnior Paulista, ex-Bragantino e Penapolense, os volantes Du e André, o meia Luiz Cláudio, ex-Fluminense e o atacante Welleson.

O técnico será Sérgio Santos, que comandou o Flamengo de Guarulhos no ano passado. O treinador é ex-zagueiro revelado nas categorias de base do Corinthians, com passagens por clubes como Santos, Paysandu, Santo André e encerrou sua carreira no Bragantino em 2005. Como técnico comandou o Bragantino B, SEV. Hortolândia, Penapolense, Batatais e o Flamengo, de Guarulhos.

O Catanduvense manda seus jogos no estádio municipal Silvio Salles.

 

COMERCIAL

comercialNo início da preparação, a equipe perdeu o técnico Marcelo Dias, que preferiu ir trabalhar no Vila Nova-GO como auxiliar de Mazola Junior. Amauri Knevitz foi o escolhido para comandar a equipe durante a Série A3 do Paulista.

O ex-Paulista Igor Pimentel vai defender o Bafo na A3.
O ex-Paulista Igor Pimentel vai defender o Bafo na A3.

O treinador estava sem trabalhar desde 2015, quando dirigiu o Rio Branco, de Paranaguá, na primeira divisão do Paranaense. Knevitz viveu o auge da carreira em 2007, quando levou o modesto Paranavaí ao título paranaense. Ele esteve no Noroeste de Bauru em 2012.

O volante Igor Pimentel, ex-Paulista, foi um dos 15 reforços contratados para a disputa da Série A3. O destaque é o meia Leandrinho, que disputou no ano passado a Segunda Divisão pelo Tupã – marcou sete gols.

 

DESPORTIVO BRASIL

desportivo_brasilApós a conquista do vice-campeonato Paulista da Segunda Divisão, que rendeu ao Desportivo Brasil o acesso para série A3 de 2017, a equipe pensa em fazer bonito também em 2017.

O experiente volante Deda, de 41 anos, éo atleta mais conhecido do elenco. Deda passou por Noroeste, Marília, Ponte Preta, Rio Branco e Grêmio Novorizontino e foi campeão da Série A3 em duas oportunidades – por Rio Branco em 2012 e Novorizontino em 2014. Deda é três anos mais velho que o próprio treinador Odirlei Maurer.

Odirlei Maurer trabalhou bastante tempo como auxiliar do técnico Pinho, conhecido treinador do interior paulista. Ao lado do técnico Pinho, o auxiliar técnico trabalhou no Barretos, Inter de Bebedouro e Cotia. No ano passado, chegou a ser técnico interino do Sertãozinho. Ordilei é ex- zagueiro e jogou pelo Barretos Clube em 2004, e tem no currículo passagem pelas equipes do Grêmio Barueri, Portuguesa de Desportos.

 

FLAMENGO DE GUARULHOS

flamengo-guarulhos

Em 2016, o Flamengo de Guarulhos ficou muito perto do acesso. Terminou a primeira fase na liderança e, no quadrangular final, ficou em segundo lugar, vendo a oportunidade escorrer por entre os dedos.

Para a disputa da Série A3 deste ano, a equipe de Guarulhos trouxe 12 reforços e garantiu a permanência de sete atletas. O zagueiro Márcio Santos, ex-Paulista, é um dos atletas contratados. Ele tem 38 anos e estava no Sergipe.

Rogério Delgado foi jogador do Flamengo em 2007 e 2008.
Rogério Delgado foi jogador do Flamengo em 2007 e 2008.

O atacante Danilo Pereira, de 30 anos, tem cinco acessos na bagagem e pinta como esperança de gols da equipe.

O técnico Rogério Delgado, 45 anos, tem história no clube. Ele foi jogador do Corvo em 2007 e 2008. Como jogador, foi artilheiro por onde passou, como por exemplo no Tubarão-SC, Nacional-SP e Olimpia. Como técnico, o ex-atacante passou por Guarujá (2008), Osvaldo Cruz (2009), Grêmio Osasco (2009 e 2010), São Judas Tadeu (2010), Guariba (2011) e Rio Preto (2013).

 

GRÊMIO OSASCO

gremio-osascoJefferson Paulino está de volta ao Grêmio Osasco. O goleiro, com passagem pelo clube de 2012 a 2014, retorna ao Geo para assumir a meta osasquense e ajudar a equipe na disputa da Série A-3.

A diretoria resolveu não investir pesado em reforços e vai montar a equipe com pratas da casa. O técnico será o ex-zagueiro Max Sandro, com passagens pelo Guarani, entre outros. O técnico, que já dirigiu a equipe Sub-20 do Audax, chega depois de comandar o Palmas, de Tocantins, na Série D do Campeonato Brasileiro. Ele é discípulo do técnico Fernando Diniz.

“Acredito que podemos fazer um bom trabalho, os atletas já conhecem os conceitos de treinamento, então conseguiremos implementar o estilo na Série A3 também, com bastante posse de bola e ação com o goleiro. Queremos fazer um jogo bonito, mas com prioridade em conquistar os resultados”, afirmou.

 

INDEPENDENTE

independenteAssim como o Paulista, o Independente foi rebaixado para a Série A3 no ano passado.

Os olhos estarão voltados para o banco de reservas. O polêmico ex-jogador Piá, 43 anos, será o treinador. Como atleta despontou na Inter de Limeira e passou pelo Santos, Ponte Preta e Corinthians, entre outros.

Piá já vinha trabalhando na base do Independente
Piá já vinha trabalhando na base do Independente

Ele já vinha trabalhando como técnico da base do clube. Terá sua chance de apagar o passado. Ele foi preso por três vezes acusado de tentativa de furto. Como auxiliar, terá o ex-meia Alexandre, ex-União São João, Santos e São Paulo.

O meia Leandro Xavier, de 32 anos, que acumula passagens por clubes como Corinthians e Cruzeiro, será um dos pilares do time.

No Corinthians, Leandro Xavier atuou somente nas categorias de base, enquanto ainda atuou por Paysandu, Goiânia, Mineiros e Planaltina, todos de Goiás.

 

INTER DE LIMEIRA

inter-limeiraPé no chão. É assim que a tradicional Inter de Limeira, campeã paulista em 1986, vai trabalhar na Sèrie A3. O meia André Mococa, de 31 anos, que atuou pelo Velo Clube no ano passado é a aposta. O experiente zagueiro Carlão, de 29 anos, também foi contratado. Ele foi campeão brasileiro da série D pelo Volta Redonda (RJ) no ano passado.

O técnico João Valim tem seis acessos na carreira. Vallim comandou a Inter durante o paulista do ano passado e evitou o rebaixamento do time. “Nosso maior objetivo que é voltar para elite do futebol paulista”, afirmou.

 

MARÍLIA

mariliaO Marília quer esquecer o ano de 2016, quando foi rebaixado, e voltar o mais rápido possível para a Série A2 do Campeonato Paulista. A principal contratação e esperança da torcida é o meia Matheus Marcondelle. O jogador foi revelado no próprio MAC e dará o toque de qualidade no meio de campo.

Ele pertence ao Vasco e foi emprestado para a Série A3. Luciano Quadros será o treinador. No ano passado, ele trabalhou no primeiro semestre no Olímpia e dirigiu o Audax Rio na 2ª divisão do futebol Carioca. Já passou pela Linense e pela equipe Sub-20 do MAC.

 

MATONENSE

matonenseO presidente da Matonense, Francisco Marcondes Carlos Galvão, afirmou que o clube vai lutar pelo acesso. “A Matonense vai para brigar pelo título, como sempre faz, fizemos um bom campeonato da A3, ficamos em sexto lugar, e vamos brigar para subir agora”, declarou.

O técnico será o rodado João Martins. Ele Martins tabalhou em times como Sertãozinho, Taubaté, Oeste, Primavera, Francana, Catanduvense, Osvaldo Cruz, Marília, União São João, Olímpia, Ituano, Atlético Sorocaba, Rio Claro, Flamengo-SP e Lemense, entre outros. A principal conquista do treinador, entre tantas, foi o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro em 2012, com o Oeste.

 

MONTE AZUL

monte-azulO Monte Azul contratou 24 jogadores para a disputa da Série A3. A equipe espera voltar para a Série A2 e apagar a péssima campanha realizada no Estadual passado.

O técnico Rafael Guanaes tem dois acessos no currículo.
O técnico Rafael Guanaes tem dois acessos no currículo.

Para comandar a equipe, a aposta é no histórico de Rafael Guanaes. Ele já acumula em seu currículo dois acessos em divisões do Campeonato Paulista.

O treinador, em 2012, comandava o São José Futebol Clube quando o clube subiu da Segunda Divisão para a A3, e em 2015, já à frente do São Carlos, o comandante auxiliou o time na campanha de volta à Série A2.

“ Temos a consciência que o clube vem de um descenso, então buscaremos formar um bom trabalho que culmine no acesso”, declarou Guanaes.

 

NACIONAL

nacionalO Nacional montou um time novo para a disputa da Série A3. Dentre as contratações estão o meia Léo Castro, que veio do futebol catarinense, do zagueiro Luiz Henrique, que estava fora do país e do goleiro Carlão. O último havia anunciado a aposentadoria após a disputa do

nacional_alexalves
Ex-jogador de Juventus, Portuguesa e Cruzeiro, Alex Alves é o técnico do Nacional.

Paulistão A3 e estava exercendo a função de preparador de goleiros no clube.

O técnico será o ex-atacante Alex Alves, 41 anos. Ele se aposentou em 2010 no Juventus e teve passagens de destaque por Portuguesa, Botafogo (RJ) e Cruzeiro (MG), o ex-atleta pendurou as chuteiras e iniciou sua trajetória como técnico. Ele havia sido comandante nas categorias de base da Portuguesa e está em sua primeira experiência como treinador profissional.

 

NOROESTE

noroesteO Noroeste quer voltar a colocar medo nos adversários e espera realizar uma grande campanha na Série A3. A equipe fez uma série de contratações e entre elas do atacante Gabriel Barcos, de 28 anos, que volta para Bauru depois de nove anos. O atacante tem fama de pé-quente – já acumula a conquista do acesso da Série A3 para a A2 por dois clubes, este ano com o Sertãozinho e em 2013 com o São Bento, de Sorocaba. “Nasci aqui, meu amigos e minha família são de Bauru. Vou trabalhar forte para dar alegria à nossa torcida”, disse Barcos.

Barcos já subiu o Sertãozinho e o São Bento da Série A3 para a A2.
Barcos já subiu o Sertãozinho e o São Bento da Série A3 para a A2.

O técnico será o ex-zagueiro Marcelo Sangaletti. O ex-jogador foi campeão paulista pelo Corinthians em 1997 e atuou também pelo Guarani, Sport, Internacional e Náutico. Depois de uma extensa e vitoriosa carreira como jogador, em que conquistou, além do Paulistão, o pentacampeonato Pernambucano (três títulos pelo Sport e dois pelo Náutico) e o tricampeonato Gaúcho pelo Internacional, Sangaletti terá no Noroeste de Bauru sua primeira oportunidade como técnico profissional.

A equipe também confia na força de sua torcida e segue com a “Campanha 5 Mil no Estádio”, com o objetivo de ter público impactante no Estádio Alfredo de Castilho, para empurrar o time em sua estreia na Série A3 do Campeonato Paulista contra o São Carlos.

 

OLÍMPIA

olimpiaO Olimpia montou uma equipe para brigar pelo acesso e fez uma série de contratações. O zagueiro Brumati volta para sua quinta passagem pelo clube. Ele é um dos ídolos recentes da torcida do Olímpia. O lateral Alex Silva, ex-Vasco e Paraná, também chegou depois de se destacar na Catanduvense.

O Olímpia também contará com o atacante Robinson, que esteve no Campeonato Paulista de 2016. Ele fez três gols em apenas 60 minutos em campo, mas sofreu uma lesão muscular. Robinson é a grande esperança de gols em 2017. Ele acumula passagens por equipes como União São João, Fortaleza, Guarani e ASA.

olimpia_betao
Em Goiás, Betão foi campeão com Jataiense, Rio Verde e Anapolina.

Betão Alcântara será o treinador. Atual vice-campeão da divisão com o Rio Preto, o técnico espera montar um elenco competitivo para repetir a dose e levar o clube à Série A2 em 2018.

Ele tem grande sucesso no futebol goiano, onde conseguiu títulos com Jataiense, Rio Verde e Anapolina, sendo considerado o rei do acesso de Goiás. Em 2015 foi vice-campeão do Paulista Segunda Divisão com o Fernandópolis e em 2016 conquistou o acesso com o Rio Preto para a Série A2 do Campeonato Paulista.

 

PORTUGUESA SANTISTA

portuguesa-santistaA Portuguesa Santista foi campeã da Segunda Divisão em 2016 e quer repetir a dose este ano, conquistando a Série A3. A manutenção do grupo campeão da Segundona e a chegada de jogadores mais experientes serão as armas da Briosa na A3.

No Santos, Adiel conquistou Copa Conmebol em 1998 e o Campeonato Brasileiro de 2002.
No Santos, Adiel conquistou Copa Conmebol em 1998 e o
Campeonato Brasileiro de 2002.

“Mantivemos a base do time campeão em 2016. Então, as contratações deste ano foram específicas. Estou feliz com a montagem do elenco porque conseguimos equilibrar o grupo com a experiência dos que chegaram e a juventude dos que permaneceram. A competição é muito difícil e exige um elenco forte”, disse o técnico Ricardo Costa, que foi o comandante da Briosa do título do Campeonato Paulista da Segunda Divisão em 2016.

Revelado pelo Santos, onde conquistou a Copa Conmebol em 1998 e o Campeonato Brasileiro de 2002, o experiente Adiel, 36 anos, defenderá a Briosa na busca pelo acesso. Destaque da Segunda Divisao no ano passado, o atacante Eric acertou sua permanência.

 

RIO BRANCO

rio-branco

O Rio Branco vive uma fase de incertezas. No ano passado, fez uma campanha pífia e acabou rebaixado para a A3. O técnico para este ano será João Batista,, que até então estava treinando o time feminino da Ferroviária, volta para a sua segunda passagem pelo clube.

Ele comandou o clube pela primeira vez em 2014 e levou o Tigre até as quartas de final

João Batista estava treinando o time feminino da Ferroviária.
João Batista estava treinando o time feminino da Ferroviária.

da Copa Paulista. Experiente, o treinador acumula passagens por Limeira, Batatais, Matonense, Fernandópolis, Atlético Sorocaba e Olímpia.

O ex-atacante Sandro Hiroshi trabalha na equipe como gerente de futebol do clube. Revelado pelo Tigre, ele é o principal responsável pela montagem do elenco para tentar o acesso em 2017.

O atacante Bruno Correa estava no elenco do Botafogo no Campeonato Brasileiro da Série A de 2014 e o meia Fábio Baiano, que disputou a última A2 pelo rival União Barbarense, são os reforços. O último é ídolo da torcida por quem já acumula 99 partidas e acesso ao Paulistão, em 2009.

 

SÃO CARLOS

sao-carlosO time montou elenco as pressas para a competição e por isso terá um início complicado na Série A3. O técnico será Luiz Muller, ex-atacante do Bragantino, Guarani, Ponte Preta, Gamba Ozaka e Kyoto (Japão), Remo, Santos, Portuguesa e Sport. Como técnico, teve experiência no Atibaia por três anos e treinou São José, São Bento, Porto/PE e Fortaleza.

O meia Rossini, ex-Santos, é um dos reforços para a A3. Com 31 anos e com dois acessos consecutivos nos últimos anos, o experiente jogador conquistou a última Série A3 pelo Sertãozinho. Em 2015, defendendo o Atibaia, também conseguiu o acesso para a Série A2, porém o clube não pode disputar a competição por problemas em seu estádio.

Com formação na base do Santos, Rossini defendeu importantes equipes do futebol brasileiro como Treze/PB, Paysandu, Santa Cruz e Guarani.

 

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

sao-jose-dos-camposA equipe foi fundada em outubro de 1998 com o nome de Clube Atlético Joseense. Em 2014, com a missão de buscar novos torcedores, a equipe mudou o nome de Clube Atlético Joseense para São José dos Campos Futebol Clube.

Para comandar o São José dos Campos na Série A3, Paulo Campos foi o escolhido. Com experiência internacional, o treinador acumula passagens no comando de equipes da Ásia, África e da Europa, onde inclusive já foi auxiliar técnico de Vanderlei Luxemburgo no Real Madrid. O técnico chega a São José dos Campos com a missão de conseguir o acesso com o clube joseense.

Nos bastidores, a equipe terá Sérgio Luis Araujo, ex-goleiro do Palmeiras. Ele será diretor executivo do clube.

Entre os destaques da equipe para a A3, estão os zagueiros Marcos Vinicius, que já atuou pelo clube e tem passagens por Taubaté e Primeira Camisa, e Eduardo Favero, ex-Vasco da Gama, além do lateral Renato Peixe, ex-Guaratinguetá e do atacante Michael.

 

TABOÃO DA SERRA

taboaoA equipe disputa a Série A3 depois que o Atlético Sorocaba desistiu de disputar a competição por problemas financeiros. O time segue a política de atrair a mídia com atletas experientes e até ex-jogadores que retornam aos gramados para defender as cores do Taboão da Serra.

Se no ano passado, Viola e Edilson Capetinha forma os escolhidos, este ano a diretoria aposta em outras figuras conhecidas no meio do futebol como o zagueiro André Luís, ex-Santos e Fluminense, o meia Adriano Gabiru, campeão mundial pelo Inter, e o o atacante Uruguai Acosta, ex-Corinthians. O atacante Túlio Maravilha chegou a ser anunciado, mas não vai mais defender o time.

O técnico será o ex-volante de Santos e São Paulo, Axel.