O dia 25 de janeiro de 2017 era para ser marcante para a história do Paulista. A equipe então comandada por Umberto Louzer iria fazer a final da Copa São Paulo contra o Corinthians no Pacaembu. A história, porém, não teve final feliz e todo mundo conhece.

O Galinho foi eliminado por causa da adulteração de documento feita pelo zagueiro Heltton Matheus. O jogador usava o nome Brendon Matheus Lima dos Santos e foi denunciado pelo Batatais, derrotado pelo Paulista na semifinal da Copa São Paulo. O Tribunal de Justiça Desportiva da FPF puniu o Galo com a exclusão do torneio. Na final, o Corinthians venceu o Batatais por 2 a 1.

Cinco meses depois desta infeliz história, o Galinho reencontra o Corinthians. A partida acontece neste sábado, às 15h, no estádio Jayme Cintra pelo Estadual Sub-20.

De lá para cá, muita coisa mudou, O Galinho perdeu seu treinador – Umberto Louzer está no Guarani – e boa parte de seu time titular. Saíram do grupo Enzo, Acorsi, Moisés, Paulinho, Bryan, Motter e Artur. O atacante Mateus Criciúma ainda treina no clube, mas está de malas prontas para deixar o clube. Zunquinha, Alemão e Maurílio são os remanescentes,

O Galinho agora tem Sérgio Caetano no comando e teve uma semana atribulada. Na segunda-feira à tarde, o treinador pediu demissão rumo ao América de Rio Preto, mas a tarde voltou atrás na decisão e decidiu permanecer. Neste sábado, a equipe busca a reabilitação na tabela, depois da derrota para o Red Bull por 3 a 1 na semana passada.

O Galinho soma sete pontos e está na oitava posição da chave 3, enquanto o Corinthians soma 12 e está na terceira colocação.