Comandada pelo técnico jundiaiense Alessandro Tosim, a seleção brasileira de goalball inicia nesta segunda-feira sua trajetória no Campeonato Mundial de Jovens, que acontece na cidade de Badaors, na Hungria. O Brasil busca o título inédito da competição.

O Brasil está na chave B ao lado de Espanha, Coréia do Sul, Israel e Polônia.A estreia será contra a Polônia nesta segunda-feira, às 11h15, contra a Polônia. Na terça-feira, encara Israel e Espanha.  Na quarta-feira, fecha a participação na primeira fase contra a Coréia do Sul. Os três primeiros avançam para as quartas de final.

Em março, a seleção foi medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens em São Paulo. Para o Mundial, Tosim prevê pedreiras.

“A meta é fica entre os três primeiros colocados”, disse em recente entrevista.

O último Mundial de Jovens ocorreu em 2013 nos Estados Unidos e o Brasil ficou em terceiro,.

Além de Tosim, a seleção terá o jundiaiense Rafael Loschi Da Silva na comissão técnica. Loschi é fisioterapeuta da seleção.

Tosim tem quatro títulos Parapan-Americanos – dois na base (2013 e 2017) e dois no adulto (2011 -2015) – e ainda tem uma medalha de prata e uma de bronze no Pan. Ele é campeão mundial em 2014 e é detentor de duas medalhas olímpicas: prata em Londres em 2012 e bronze no Rio em 2016.