Alex Celente ajudou o Brasil a conquistar o bronze nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 (Washington Alves/CPB/MPIX)

A Seleção Brasileira de Goalball masculino deu início a I Fase de Treinamento na última sexta-feira (21), na cidade de São Paulo, com a presença de oito atletas. O período marca o começo da preparação da equipe para a disputa das principais competições do ciclo, e este ano, o Brasil tem pela frente o Campeonato das Américas, de 26 de novembro a 03 de dezembro, na capital paulista.

Jundiaí terá cinco representantes na seleção: o técnico Alessandro Tosim, Alessandra Amorim Souza (Educadora Esportiva Especialista em Psicologia), Rafael Losch (fisioterapeuta) e os atletas da equipe de goalball do Peama, Alexsander Celente e José Roberto.

Com um ciclo passado vitorioso, credenciado pela conquista de medalhas em todas as competições, que, inclusive, colocaram o Brasil na liderança do Ranking Mundial, o técnico Alessandro Tosim quer avaliar as novas opções e montar uma equipe tão forte como nos últimos anos.

“Esse momento é tentar ver como estão todos. Eles disputaram os seus regionais, mas faz aproximadamente oito meses que não nos reunimos. Então, é tentar montar um conjunto novamente, porque um tempinho distante acaba perdendo um pouco daquele sincronismo que a equipe tinha. A ideia é montar um conjunto e começar a selecionar os atletas que vão participar do Campeonato das Américas”, projeta Tosim.

Tosim ganhou vários títulos no comando da seleção brasileira

A lista de convocação inicial contava ainda com Josemarcio Sousa (Parazinho) e Emerson Silva, no entanto, o primeiro foi liberado para o nascimento do seu primeiro filho e o segundo precisará passar por um procedimento cirúrgico por conta de uma lesão no dedo.

“Infelizmente tivemos dois cortes. Um porque vai ser pai, o Parazinho, que não vai participar dessa fase, e o Emerson, que está com uma lesão no dedo desde antes o Campeonato Mundial de Jovens, e vai ser afastado para passar por um procedimento cirúrgico”, revelou o técnico.

Tosim tem quatro títulos Parapan-Americanos – dois na base (2013 e 2017) e dois no adulto (2011 -2015) – e ainda tem uma medalha de prata e uma de bronze no Pan. Ele é campeão mundial em 2014 e é detentor de duas medalhas olímpicas: prata em Londres em 2012 e bronze no Rio em 2016. No mês passado, ele conquistou medalha de prata no Mundial de Jovens.

O Brasil ficará em treinamento até a próxima quinta-feira (27), e no dia seguinte, os atletas retornam para as suas cidades de origem.

Fase de treinamento

Data: 21/07/2017 – 28/07/2017

Local: São Paulo/SP

Lista de convocação
Alex de Melo Souza (Sesi-SP)
Alexsander Almeida Maciel Celente (Ajep-Peama-SP)
André Claudio Botelho Dantas (Uniace-DF)
José Roberto Ferreira de Oliveira (Ajep-Peama-SP)
Leomon Moreno da Silva (Santos-SP)
Paulo Rubens Ferreira Saturnino (Santos-SP)
Romário Diego Marques (Santos-SP)
Wallace Guilherme da Silva Lírio (Sesi-SP)

Comissão técnica
Alessandra Amorim Souza – Educadora Esportiva Especialista em Psicologia
Alessandro Tosim – Técnico
Altemir Trapp – Analista de Desempenho
Diego Gonçalves Colletes – Auxiliar técnico
João Paulo Borin – Coordenador de Seleções
Mirtes Stancanelli – Nutricionista
Rafael Loschi da Silva – Fisioterapeuta